Epigenética

“A minha avó e a minha mãe tiveram cancro da mama, o mais certo é que eu também venha a ter…” Este cada vez mais é um pensamento comum a várias mulheres.

Não só no cancro da mama, mas como noutros tipos de cancro, a “herança genética” é muitas vezes culpada pela maior parte das doenças mais graves, e mesmo de outras patologias crónicas.

Só porque o pai tem uma rinite alérgica, não implica que o filho também venha a ter a mesma condição.

Com o desenvolvimento da investigação científica, veio a descobrir-se que os nossos genes têm informação para tudo o que nos pode tornar doentes, mas têm igualmente a informação para nos tornar um ser humano saudável em sem qualquer problema de saúde.

Sabe-se hoje em dia que a nossa alimentação e o estilo de vida influência quase todos os problemas de saúde que possamos vir a desenvolver, pelo que quanto mais cedo tomarmos consciência do que podemos modificar e melhorar na nossa vida, mais depressa conseguimos atingir um estado pleno de saúde.

Há determinadas doenças, que só com uma pena mudança alimentar têm melhoras significativas.

Nós podemos controlar a evolução de praticamente todas as patologias.

Sim, é possível melhorar uma Psoríase e eliminar todas as lesões que aparecem na pele.

Sim, é possível travar a evolução de uma artrite reumatoide e toda a sua sintomatologia dolorosa e de deformação articular.

Sim, é possível evitar a diabetes e retomar a valores normais de glicose no sangue, mesmo tendo um historial familiar que indique o contrário.

Sim, é possível ser saudável! Nos temos o livro genético completo, o bom e o mau, mas podemos escolher quais as páginas e capítulos que vamos ler durante a nossa vida! Isto é possível com mudanças alimentares, com um novo estilo de vida, com determinados suplementos, e principalmente, com uma nova motivação!

Vamos todos ler as partes boas da nossa maravilhosa herança genética?!

Sejam saudáveis e realizados!
Filipe Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *