Alimentos alcalinizantes

Já foram os acidificantes, já foram os ácidos, faltam os mais importantes no tema do pH do nosso organismo: os alimentos alcalinizantes!

Os alimentos alcalinizantes são aqueles que conseguem fazer subir o nosso pH para valores acima de 7.

São alimentos geralmente ricos em minerais que conseguem neutralizar os ácidos do nosso corpo.

Assim temos como alimentos alcalinizantes os seguintes:

– legumes verdes (cozidos ou crus): couves, alface, feijão verde, etc.
– legumes coloridos: beterraba, cenoura, abóbora, etc.
– milho
– banana e abacate
– frutos secos: tâmaras, passas
– amêndoas, castanhas, nozes do Brasil
– batata
– …

Estes são dos principais alimentos a incluir na nossa alimentação. Para se conseguir uma alimentação equilibrada, o nosso prato deveria ser composto por 2/3 de alimentos alcalinizantes para 1/3 de alimentos ácidos ou acidificantes. Essa seria a proporção equilibrada.

Podemos fazer boas sopas com vegetais alcalinos, ou sumos naturais em que esses vegetais também entrem. O sumo da batata também é extremamente útil em casos de terreno ácido.

A água que bebemos também é importante! Primeiro é através da ingestão da água que os rins vão funcionar e conseguir filtrar e eliminar os ácidos mais pesados na urina (pois os ácidos mais leves e voláteis são eliminados pela pele e pelos pulmões), e mesmo o pH da água é importante. Deveremos dar prioridade a águas neutras ou alcalinas, ou seja, de pH 7 ou superior. Toca a pegar na garrafinha que tem aí ao seu lado e ver qual o pH!

Mas volto a repetir, um bom terreno requer uma alimentação variada, tem sempre de conter todos os tipos de alimentos (acidificantes, ácidos e alcalinizantes) nas devidas proporções. Uma dieta bem formulada será sempre o primeiro tratamento para a atingir uma saúde plena!

Comam verde, muitos legumes!

Sejam saudáveis e realizados!
Filipe Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *